Mais um estilo para o pointlessfolio

shop-blur.jpgComo não há nada pior que uma pessoa sentir-se completamente inútil, lá dei por mim ontem a tentar pela última vez refazer um poster que tinha acabado em 2005 para a PTO (para quem não sabe, era aonde perdia tempo entre 2000 e 2002 e 2004), mais uma vez, mas como já na altura tinha ficado com a impressão que não conseguia voltar a fazer aquilo de novo, finalmente desisti e dei lugar a outra coisa: tentar duplicar um estilo gráfico qualquer de forma eficaz. Após passar um pouco pelas listas de compras que estou a adiar, encontrei a capa do Blur: The Best Of, cuja capa aparece ali no canto superior esquerdo.

A técnica não me é completamente estranha: tinha usado um estilo semelhante quando precisei de ilustrar os meus prémios no Mundial, mas muito mais aproximada de um estilo mais utilizado na infografia que propriamente para retratos. Com um pouco de pesquisa, cheguei ao nome do artista gráfico que inclusivamente ganhou um (justo) prémio pela capa: Julian Opie.

Ao navegar pelo bastante bem construído site dele, rapidamente se encontra que bem antes de ser um one-off, o estilo gráfico (que é bastante baseado na técnica de rotoscoping, que eu também tenho alguma pratica) já tinha sido bem aproveitado antes. Com mais dados para tirar dúvidas, finalmente fiz-me à aventura, e após uma primeira experiência com uma foto que tinha por aqui, hoje com outra tirada para o propósito e um pouco mais de tempo chegou-se a este resultado, que ainda peca um pouco na execução do cabelo:

 

silva-julianopie.png

Vou deixar as… [faz as contas] três pessoas que lêem este blog e que por acaso até já me viram ao vivo que digam de sua justiça até que ponto estou reconhecível. O problema é que curiosamente, essas três até estão ocupadas utlimamente… Oh well, paciência.

Posted Sábado, 27 Outubro 2007 by Silva in Design

