30 anos atrás…


The Clash – White Riot (Live at Rock Against Racism, Victoria Park 30-04-1978)

Faz hoje 30 anos que um dos eventos mais significativos do punk enquanto movimento político tomava lugar. A 30 de abril de 1978, diversas bandas associadas ao movimento organizavam um concerto gigantesco em Victoria Park no East End Londrino intitulado Rock Against Racism contra a onda de racismo que assolava o país e comentários menos próprios de David Bowie (que mais tarde iria mostrar-se arrependido) e Eric Clapton (que passados 30 anos ainda não admitiu o erro das suas palavras), ao mesmo tempo que o  BNP aproveitava o clima de insegurança social e económica para obter votos e simpatia popular. No entanto, nem todos aceitavam essa situação, e o RAR foi crescendo, até se tornar numa força de mudança.

Enquanto o Live Aid é lembrado a todos os instantes como um movimento sócio-político sem igual, apesar dos resultados bastante questionáveis, o Rock Against Racism mostrou à National Front e restantes grupos de extrema-direita que os tempos em que colocavam uma bota por cima de todos os que não consideravam aptos para morar na Old Albion tinha acabado, e lançava os anos 80 para uma re-consciencialização social necessária a um império que o deixava de ser.

Quem quiser um texto mais aprofundado (e de onde este é algo derivado), pode ler a excelente crónica no Guardian, colocada na semana passada.

Posted Quarta-feira, 30 Abril 2008 by Silva in Musica

Tagged with

%d bloggers like this: