All The President’s Men

Fazem hoje 34 anos desde que Richard Nixon apresentava a sua demissão do cargo de Presidente dos Estados Unidos na ressaca do Caso Watergate, onde ficava provado que o comité de re-eleição, com o conhecimento da Casa Branca, operava escutas nos escritórios dos Democratas.

Essencial para a ligação entre a as duas identidades foi a investigação de dois jornalistas, Bob Woodward e Carl Bernstein. Graças a um informador anónimo descrito apenas como “Deep Throat” (que veio a descobrir-se 30 anos mais tarde tratar-se de William Mark Felt, um alto funcionário do FBI), a dupla do Washington Post conseguia expor a ligação e provar o conhecimento e apoio às práticas ilegais de roubo, espionagem e escutas ilegais por parte de Nixon. No mesmo ano que a força das provas obrigava o presidente a apresentar uma sucinta demissão ao sectretário de estado, os dois jornalistas terminavam All The President’s Men, um livro onde relatavam todo o processo de procurar testemunhas dispostas a falar de modo a ligar os pontos de todo o esquema.

Carl Bernstein (Hoffman) e Bob Woodward (Redford)

Carl Bernstein (Hoffman) e Bob Woodward (Redford)

Apenas dois anos volvidos, era a vez da história passar a filme, com a adaptação do livro. A contar com Robert Redford (que já tinha a experiência de filmes baseados em tramoias políticas com o seu papel de Bill McKay em The Candidate) e Dustn Hoffman, o filme é uma peça magnifica sobre a era, não só por ter sido filmado, ter dois excelente actores nos papeis principais, mas principalmente pela excelente cinematografia que acompanha todo o filme.

Numa altura em que a política mundial desespera com os frutos da administração Bush e olha para Obama como uma última hipótese de salvação, Os Homens Do Presidente permanece como um dos melhores filmes sobre jornalismo e corrupção política, e um exemplo de como os media podem marcar uma diferença, nesta era onde o jornalismo mais parece servir de alimento para as massas sem provocar nem fazer pensar.

Posted Sábado, 9 Agosto 2008 by Silva in Cinema

%d bloggers like this: