The Horrors, a surpresa do ano

ThehorrorsprimarycoloursQuando apareceram no radar em 2006, os Horrors não pareciam mais que uma das muitas bandas que partilhavam as mesmas influências de bandas como os Strokes ou os Interpol – e o primeiro álbum não sugeria muito mais do que uma banda com um gosto impecável nas referências mas a falhar na execução do Zombie Garage Rock.
A escolha de Geoff Barrow dos Portishead para produzir o álbum parecia sugerir uma mudança de direcção, mas tal como diz o velho provérbio, you can’t polish a turd (só podemos meter-lhe penas e chamá-lo Brandon Flowers), por isso mesmo assim a curiosidade fora do círculo de fãs da banda era reduzida.

Isto até que aparece sorrateiramente o primeiro vídeo do novo trabalho da banda, um épico de quase 8 minutos, onde se cruza todo um conjunto de influências de tempos idos:

Os dados estavam logo aí lançados. Seria apenas uma faixa sem exemplo, ou um surpreendente novo caminho para a banda? A resposta saíria em Maio, com o lançamento de Primary Colours… e logo nas faixas de abertura mostrava-se o novo caminho da banda. Todas as influências, desde os MBV, The Cure, Bauhaus (estamos afinal de contas a falar dos Horrors) , Chameleons, Joy Division, Kitchens of Distinction, Jesus and Mary Chain, Neu! entre muitos outros, e o notável é que a banda faz isto sem nunca perder uma identidade sua – o problema de muitas bandas suas contemporâneas.

Um dos álbuns do ano? Sim. E tal como já disse, um dos álbuns mais surpreendentes da década. Já se fazem muitas perguntas sobre o futuro da banda – alguns dizem que irão manter-se neste registo, outros que podem voltar às suas origens, uns sugerem que podem tornar-se os Primal Scream desta geração – a adaptar a sua sonoridade conforme os produtores com quem trabalham. Seja como for, este é o salto para a “primeira divisão”, e apesar do inegável “efeito Susan Boyle” de ver uma banda destas fazer um disco destes,  este irá ser lembrado como um dos melhores discos desta década.

Posted Quarta-feira, 13 Maio 2009 by Silva in Musica

Tagged with

%d bloggers like this: