Do regresso dos Suede e dos dilemas

Os Suede completaram na semana passada um curto regresso – o primeiro desde o final da banda após os concertos no ICA em Dezembro de 2003, onde Brett Anderson deixou a ideia que ainda havia mais Suede… mas não nesse momento.

Entretanto, todos seguiram com as suas vidas, incluindo um regresso fugaz da pareceria Anderson-Butler em 2004 com os The Tears e o lançamento da carreira (deveras irregular) do primeiro a solo. O final da segunda metade da década passada foi varrida com os regressos de diversas bandas, incluindo dos Blur, o que levou Butler a declarar o seu desconforto com a nostalgia trip que são estas reuniões. A presença ou não do guitarrista nunca seria um impedimento para o regresso dos Suede – O que é para muitos o melhor álbum da banda (Coming Up) foi gravado já com o alinhamento a incluir Richard Oakes e Neil Codling.

Foi por isso sem grande surpresa que um concerto com este alinhamento a reverter para o Teenage Cancer Trust foi anunciado. Quem foi, diz que a banda esteve ao seu melhor nível, a percorrer a carreira recheada, a que não faltaram os muitos b-sides que ombreiam (e mesmo ultrapassam) algum do material colocado em LP e obviamente os hits que a banda acumulou:

Sempre tive a ideia que o regresso dos Tears seria mais interessante que um dos Suede, e em geral, não vou muito à bola com as reuniões de bandas há muito idas – embora tendo em conta que a banda pareceu estar a funcionar muito bem (e, basta lembrar que ao contrário de outras bandas, a única saída mais acrimoniosa foi a de Bernard Butler), esta pode ser uma oportunidade dos Suede recuperarem a popularidade perdida quando a lavagem completa por parte do NME e afins quando se decidiu que a youth culture tinha que ser dominada por bola, carros, gajas semi-vestidas e cerveja resultou na glorificação do Bluroasis e o ignorar do resto. Há aqui uma oportunidade de fazer justiça.

Obviamente, se estiverem aqui

Eu estou lá.  Com a tshirt “Suede Just Done It” saídinha do bootleg.

Posted Terça-feira, 30 Março 2010 by Silva in Musica

Tagged with

%d bloggers like this: