Record Store Day 2010 no Porto

Apesar de em Portugal apenas quatro lojas celebrarem oficialmente a data, uma boa parte das lojas de discos no Porto celebram a data. Como esta informação está muitas vezes perdida por diversos sites e facebooks, decidi tentar criar uma compilação das lojas que costumo visitar com algumas informações básicas e o que se pode esperar de cada uma nesse dia. Este post foi construído ao longo das últimas duas semanas ao dirigir-me em pessoa a cada um dos establecimentos e falar com os responsáveis, aos quais agradeço toda a cooperação.

COM EVENTOS PLANEADOS

LOUIE LOUIE
Onde: Rua do Almada, 275 (google maps)
O quê: Descontos de 20% e DJ Ricardo Beja durante a tarde
Site: http://www.louielouie.biz

Além de ser a melhor loja no Porto para encontrar um CD  em segunda mão, a Louie Louie também tem uma larga oferta de vinil, DVD e, obviamente,  de material novo dos mais variados tipos. Dada a presença quase central da loja, é o ponto de partida ideal para uma “romaria” pelas lojas de discos do Porto.

LOST UNDERGROUND
Onde: Rua do Almada, 446 (junto à Zona 6) (google maps)
O quê: Inauguração oficial
Site: http://www.lostunderground.com

A Lost Underground tem novas instalações, um pouco acima da loja antiga. Bem conhecida dos amantes da música mais pesada, tem igualmente uma boa escolha dentro de outros géneros, negociando tanto em CD como em Vinil. Tem igualmente alguma oferta no campo do merchandise.

RETRO PARADISE
Onde: Rua do Almada, 561 (google maps)
O quê: Listen & Buy com Nunchuck (mais infos)
Site: Facebook

A oferta da Retro Paradise vai dos mais variados géneros, desde o jazz e soul até ao rock e post-punk, mas com uma condição – tudo em vinil. A juntar ao excelente atendimento, é talvez um dos melhores lugares para encontrar discos mais fora do comum. aviso: ou vi mal, ou a loja abre apenas às 15h

JOJO’S/CDGO
Onde: Rua de Cedofeita, 509-511 (google maps)
O quê: Descontos, bandas ao vivo, (plano completo disponível no site)
Site: http://www.cdgo.com

A mais antiga loja de música do Porto é a única registada oficialmente no site. Além de ser um dos melhores locais para encontrar material novo, desde a sua expansão tem também uma secção de vinil usado bastante considerável e um auditório onde ao Sábado é possível ouvir alguns nomes da música, e dia 17 não será excepção.

MUZZAK
Onde: Artes em Partes, Rua do Rosário 274 (google maps)
O quê: desconhecido, deverá incluir dj’s

Um dos principais mercados para vinil usado, a Muzzak conta com centenas de vinis (e alguns CDs) dos mais variados géneros e idades. Apesar de estar um pouco mais deslocada do eixo das galerias da Miguel Bombarda (a anterior localização do Artes em Partes era mesmo na rua), fica a uns escassos cinco minutos da artéria mais artsy da cidade do Porto. E há que lembrar – dia 17 é também dia de inaugurações.

OUTRAS LOJAS

Apesar de não terem nada planeado (pelo menos quando estive presente nas instalações), isso não deverá ser impeditivo para ninguém deixe de visitar as outras lojas de discos na cidade do Porto – até porque muitas estão nas imediações de lojas participantes.

CAPITÃO GANCHO
Onde: Centro Comercial Cedofeita (piso inferior), Rua de Cedofeita (google maps)
Site: http://www.capitaogancho.com

Apesar de não ter nada planeado, a loja é ponto de passagem obrigatório a quem procura merchandise de bandas (mais virada para o punk e a música mais pesada) e as sempre úteis roupas de estilo militar. Conta também com uma boa colecção de discos Portugueses, alguns bastante raros, bem como CDs e vinis internacionais.

MERCADO PORTO BELO
Onde: Praça de Carlos Alberto (google maps)

O Mercado Porto Belo, organizado todos os Sábados, inclui diversas antiguidades, desde brinquedos, roupas, livros e, obviamente, música. Apesar de não ser possível saber se algo vai ser planeado (já que são na sua grande parte vendedores particulares), a animação é garantida – desde que o tempo ajude.

PIRANHA
Onde: Parque Itália, 1º Piso (google maps)
Site: http://www.piranhacd.com

Apesar de não ter nada planeado para este dia, não só é a loja mais antiga do Porto a vender material usado, tal como é também uma das mais antigas ainda em actividade. Mais do que motivos para visitar a loja que é quase o “terreno sagrado” para os fãs do metal no Porto. Mas a oferta da loja não para por aí – assumindo-se definitivamente como uma loja alternativa, a oferta vai também para os goth rock e industrial, sem esquecer outros géneros, desde o punk até ao trad rock.

MATÉRIA PRIMA
Onde: Rua da Picaria, 84 (google maps)
Site: http://www.materiaprima.pt

Ao contrário da sua congénere Lisboeta, a Matéria Prima (desde a recolocação do Artes em Partes que mudou para a Rua da Picaria, na zona da Rua do Almada) não tem nada planeado para dia 17, mas é uma loja que ainda assim tem em oferta material muito especializado, com base na electronica, minimalista e improvisacional.

Este post irá servir de base a um guia completo de todas as lojas de música do Porto, que irá ser feito (espero) ao longo de 2010.

Posted Segunda-feira, 12 Abril 2010 by Silva in Compras, Musica

%d bloggers like this: